Como são as aulas?

As aulas são individuais ou em dupla, conforme a necessidade de cada aluno. É muito importante que seja NO MÁXIMO dois alunos para um instrutor, para que este consiga estar sempre próximo, corrigindo e auxiliando nos exercícios. O aluno passa por uma aula experimental (gratuita) onde o instrutor de Pilates vai avaliá-lo, estabelecendo o tipo de aula indicada e determinando os objetivos a serem alcançados.  metas e objetivos para serem alcançados. É sempre bom lembrar que os exercícios de Pilates são bastante complexos e bem diferentes de exercícios de academia. Por isso, a importância de uma aula mais personalizada.

O diferencial do Studio são diversos tipos de Pilates (Pilates suspenso: Columpio Wall, Fita de Suspensão, Lira  , Stripup, Power Balance),  Pilates em aparelhos, Pilates na bola, Pilates solo, CoreAling, entre outros. Os alunos realizam as aulas em todos os aparelhos.

Benefícios do pilates

Pilates Solo ( Mat Pilates )

Os exercícios de solo ou Mat tem muita importância nas aulas de Pilates. Nele você aprende a utilizar a própria força do corpo na execução dos movimentos. Por isso os exercícios exigem bastante do praticante. Podemos praticar usando somente a força do corpo ou com auxílio de acessórios como bola, elástico , Magic circle (anel de pilates) e outros. O trabalho é progressivo, intenso, promove força, flexibilidade e equilíbrio. Para muitos, é considerado o trabalho mais difícil dentro do método.

Alongamento
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Pilates Bola

Pilates com bola tem como objetivo principal alinhar o corpo, trabalhar o equilíbrio e fortalecer todos os músculos posturais.  Todos os exercícios na bola requerem o dobro de atenção e concentração do praticante. Ao mesmo tempo em que estamos fortalecendo o corpo, estamos aumentando nossa propriocepção: consciência do corpo no espaço. Esse desequilíbrio proporcionado pela bola busca a força e ativação do centro do corpo (cinturão de força ou core).

O que é Core?  Centro do corpo ou power-house.

O Core é o conjunto de músculos responsáveis pelo nosso equilíbrio e pelo alinhamento postural do tronco em qualquer movimento. Esses músculos formam um centro de força, que mantém a estabilidade da coluna e quadril. Essa estabilidade mantém o corpo humano alinhado, garante maior resistência e força, estabiliza a coluna melhorando possíveis dores prevenindo lesões. É muito importante todo praticante de Pilates ter conhecimento dessa palavra e saber sua importância durante a prática dos exercícios.

Pilates

Equipamentos

Josepf Pilates desenvolveu os primeiros aparelhos ainda durante a primeira guerra mundial, a partir de molas e cintos das camas hospitalares que ele usava para reabilitar os soldados.

Após a Guerra, Joseph continuou a difundir e aperfeiçoar seus equipamentos e em 1945 foram registrados os aparelhos Reformer. Cadillac, Chair e Ladder barrel. Ele criou exercícios específicos para cada aparelho, utilizando as molas como resistência na execução dos mesmos.

CoreAlign

Aparelho inovador que veio para complementar os estúdios de Pilates. Neste equipamento conseguimos um maior trabalho aeróbico e  gasto energético, melhor trabalho de propriocepção em todo corpo principalmente estabilizadores de sustentação do aparelho músculo esquelético.

CORE= CENTRO

Align= ALINHAMENTO

Os exercícios são realizados de forma dinâmica e gradual , buscando a estabilidade dos músculos do CORE para que eles possam sustentar a coluna vertebral. O CORE é composto por músculos que suportam todo o mecanismo bacia-pelve-lombar. Estes músculos têm como função manter um alinhamento adequado da coluna durante os movimentos, evitando lesões. A pelve é uma das estruturas mais importantes para a manutenção de uma boa postura, pois interfere entre a parte superior e inferior do nosso corpo. A desestabilidade desse mecanismo traz inúmera lesões tanto de coluna vertebral quanto de membros. Foi criado pelo fisioterapeuta Sul- africano Jonathan Hoffman que conseguiu uma harmonia perfeita entre o trabalho cardiovascular e o trabalho funcional mantendo o princípio da contrologia criado por Joseph Pilates e praticado no mundo todo. As aulas podem ser individuais ou em dupla, de forma divertida simulando gestos de atividades diária ou de práticas esportivas. O aparelho consiste em uma plataforma de madeira rente ao chão com dois carrinhos se se movem de forma independente. A resistência aos movimentos é dada através de elásticos de diferentes cores e resistências, o que irá promover o grau de dificuldade dos exercícios. Cuidar do corpo e mente é buscar saúde de forma integral.

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Reformer

O reformer foi o primeiro equipamento elaborado e é considerado o mais popular. È formado por uma plataforma deslizante , com apoio para a cabeça e pés e uma prancha para saltos e cordas com alças para mãos e pés. Possui 5 molas de densidade diferentes para os mais diversos tipos de exercícios. Podem-se realizar exercícios deitado, de joelhos, sentado e em pé. O uso das molas como resistência exige que todo movimento e amplitude sejam controlados, ativando a musculatura tanto na contração quanto no relaxamento.

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Cadillac

É o maior e mais completo equipamento do pilates, permitindo que através de barras fixas, molas e acessórios, o aluno possa praticar mais de 200 tipos de exercícios. Possui uma estrutura estável e reforçada que suporta qualquer praticante. Muito utilizado nos exercícios aéreos e pode ser adaptado desde exercícios leves até os mais avançados. Muito utilizado para estabilização de tronco, força e controle da postura.

Chair (Cadeira)

Aparelho muito versátil, de médio porte que usa as molas como resistência. Apresenta barras laterais removíveis e um pedal. A cadeira oferece um treino mais intenso em que o aluno usa muito a força do próprio corpo na execução dos movimentos numa plataforma menor. Trabalha bastante força e equilíbrio.

Treino pilates

Ladder Barrel

Nome dado literalmente, pois significa “barril Escada”. Parece como um barril e é acoplado nesse um pequeno espaldar. Muito utilizado para trabalhar exercícios abdominais e paravertebrais. Trabalha força , flexibilidade e alinhamento postural.

Seguindo a linha do Barrel ainda encontramos o STEP BARREL e a MEIA LUA, aparelhos menores que utilizamos para trabalhar no chão.

Acessórios

Os acessórios do Pilates  ajudam a tornar os exercícios mais intensos e divertidos.

– Bolas de diferentes tamanhos

– Elásticos de diferentes densidades

– Magic circle ou anel de pilates

– Rolo

– Pranchas

– Bosu ou meia bola

Segunda a Sexta: 08 às 20 horas

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