LPF (Low Pressure Fitness)

Abdômen Hipopressivo

Low Pressure Fitness é uma técnica respiratória também conhecida como Técnica da Barriga Negativa ou Ginástica Abdominal Hipopressiva.

A técnica Hipopressiva surgiu nos anos 80 como alternativa para recuperação da musculatura abdominal no pós parto. Após anos de pesquisa a Dra. Tamara Rial e Piti Pinsach aprimoraram a técnica criando o método LPF (Low Pressure Fitnes) efetivo não só  para a técnica do abdômen negativo mas para tratar e prevenir várias patologias. É uma técnica respiratória e postural que ajuda a diminuir a pressão intra-abdominal, melhorando o tônus do abdômen. Hoje, o método está presente nos 5 continentes e milhares de pessoas são seguidoras e praticantes do  LPF.

A diminuição da circunferência abdominal tornou o método conhecido no mundo inteiro. Isso deve-se a uma diminuição da pressão da cavidade abdominal em virtude do reposicionamento dos órgão internos e a melhora no tônus de repouso da musculatura abdominal, principalmente da musculatura profunda do CORE. Isso faz com que, mesmo de forma inconsciente, a musculatura do abdômen fique sempre firme.

Hoje sabemos que o LPF vai muito mais além. Muitas pessoas estão buscando essa prática como prevenção e tratamento  postural, incontinência urinária e diástase abdominal. Durante a prática ocorre uma normalização das três cavidades: torácica, abdominal e pélvica.

Indicações

Como Funciona a Técnica LPF

A técnica baseia-se em um comando respiratório de inspiração, expiração e apnéia. Ao fazer isso a pessoa vai aprendendo a realizar o vácuo, onde o abdômen vai automaticamente se tracionando para trás. Todo esse processo é realizado dentro de posturas específicas. Para alcançar bons resultados é importante manter a prática semanal acompanhada de um profissional licenciado e fazer alguns exercícios em casa, todos os dias de 3 a 5 minutos.

Como são as sessões

As sessões de LPF tem durabilidade de aproximadamente 40 minutos. Inicia-se com o domínio da respiração e o aprendizado do vácuo. Todo trabalho é desenvolvido dentro de posturas para liberação das fáscias do corpo. Começamos com posturas mais simples, evoluindo para posturas mais complexas no decorrer do treinamento. O paciente recebe sempre orientações para a prática em casa. O ideal é realizar de uma a duas sessões por semana junto ao profissional. Em 12 sessões é perceptível os resultados tanto postural quando na  perda de medidas, que pode chegar até 12 cm.

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Cabe aqui enfatizar o grande benefício do tratamento com RPG para os pacientes com dores na coluna e hérnia de disco.

A hérnia de disco ocorre quando parte do disco intervertebral sai da sua posição anatômica normal e começa a comprimir as raízes nervosas da coluna vertebral. Mais comum na região cervical e lombar. Os sintomas vão desde dor local ou irradiada até parestesia (formigamento). Quando a hérnia é na região cervical a parestesia ou dor, irradia para os braços, mãos e dedos e quando a hérnia é na lombar , a dor ou parestesia irradia para as pernas, pés e dedos.

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Abdominal hipropessivo

Segunda a Sexta: 08 às 20 horas

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