Liberação Miofascial

Manual e Instrumental

A liberação miofascial é uma técnica que trabalha diretamente na fáscia do corpo, ajudando nas dores, lesões, relaxamento e função do  músculo. Nos últimos anos, inúmeras pesquisas  mostram a importância de trabalhar a fáscia muscular.

Miofascial significa Fáscia muscular

 

MIO=MÚSCULO +FÁSCIA= TECIDO CONJUNTIVO

 

A fáscia é uma membrana do tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele, muito resistente e elástica. Ela reveste, envolve e protege todos os músculos do nosso corpo, permitindo seu deslizamento perfeito. É composta basicamente de colágeno e elastina.  Uma vez lesionada ou bloqueada, ela impede o movimento correto do músculo, provocando dores e limitações do movimento.

As alterações das fáscias podem ser por inúmeros fatores como treinos intensos, prática desportiva incorreta, maus hábitos posturais, padrão de movimento incorreto, tensão emocional e estresse.

A técnica de liberação miofascial melhora as restrições da fáscia, devolvendo sua mobilidade correta , liberando as tensões para que o corpo volte a se mover em harmonia perfeita.

Benefícios

Técnica

A liberação miofascial pode ser realizada manualmente ou com uso de instrumentos. O terapeuta vai movendo a fáscia  em vários direções e sentidos e em diversas localidades do corpo, muitas vezes longe do ponto de dor, pois a causa da lesão nem sempre é o local de maior dor. As manobras vão “destravando” esse tecido chamado fáscia, restaurando a função e desempenho do músculo.

A técnica provoca mudanças na viscosidade da fáscia, eliminando a pressão excessiva em áreas dolorosas e restaurando o alinhamento do músculo e movimento.

Conforme a fáscia vai sendo liberada , a melhora da dor é praticamente instantânea. O paciente sente logo uma sensação de alívio e conforto.

A liberação miofascial , também, é muito utilizada por atletas antes e pós treino.

 

PRÉ  TREINO

A liberação da fáscia antes do treino amplia o raio de ação dos músculos devolvendo sua mobilidade o que torna os exercícios mais fáceis de serem executados.

 

PÓS TREINO

No pós treino, a técnica ajuda a evitar dores e tensões musculares, ajudando os músculos a se recuperarem após terem recebido uma sobrecarga. Causa uma agradável sensação de bem estar e relaxamento, sensação de conforto, eliminando toxinas e evitando as câimbras.

Segunda a Sexta: 08 às 20 horas

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