Bandagem Funcional

Bandagens Funcionais

As bandagens funcionais também conhecidas como Kinésio taping são muito utilizadas no tratamento fisioterapêuticos. Um ótimo recurso que deve ser utilizado em conjunto com outras técnicas. Usa-se tanto na prevenção quanto na reabilitação de lesões.

Desenvolvida na década de 70, no Japão, pelo médico quiroprata Kenzo Kase, o método visa aliviar a dor, reduzir edemas, pelo fato de melhorar a circulação linfática, gerar maior estabilidade articular e melhorar a contração do músculo. É um recurso terapêutico muito utilizado nas áreas esportiva, musculoesquelética, neurológica, geriátrica, reumatológica, entre outras.

A bandagem elástica funcional possui como princípio a adequação do tônus muscular e a estabilização articular com a devida correção de seu posicionamento. Oferece um suporte externo aos tecidos moles, promove estímulos mecânicos constantes na pele, ativando os receptores cutâneos. Estes se comunicam com os tecidos mais profundos, ocasionando o aumento do espaço intersticial, diminuição da pressão sobre os nociceptores, diminuindo a dor e permitindo que a circulação e a linfa fluam livremente. Muito utilizada para analgesia, relaxamento de determinado grupo muscular, correção postural e estimulação muscular.

A bandagem funcional elástica não limita o movimento e é a prova d’água, não sendo necessário removê-la para tomar banho. Tem duração de três a cinco dias na pele após a aplicação. Não há nenhuma restrição quanto ao seu uso, nem de sexo ou idade mas deve ser aplicada por um profissional capacitado.

Indicação Técnica

Segunda a Sexta: 08 às 20 horas

Open chat