É natural que a musculatura do assoalho pélvico se enfraqueça com o passar dos anos. Isto é resultado da idade, partos, ganho de peso e perda da massa muscular.
Esse enfraquecimento pode resultar em incontinências urinárias, fecais, dores pélvicas, entre outras consequências que prejudicam a qualidade de vida e também o bem-estar físico e mental das mulheres.
A Fisioterapia Uro Pélvica Funcional atua no assoalho pélvico, surgiu como um tratamento eficaz para o controle destes sintomas.
O que é Fisioterapia Uro Pélvica Funcional do assoalho pélvico?
A fisioterapia do assoalho pélvico é uma especialidade que foca na prevenção e reabilitação das alterações do assoalho pélvico.
O assoalho pélvico é composto por um grupo de músculos, ligamentos e nervos.
Por meio de uma série de medidas e exercícios supervisionados por uma Fisioterapeuta especialista, é possível fortalecer essa musculatura e minimizar diversas comorbidades que prejudicam a qualidade de vida das mulheres.
A função e objetivo da Fisioterapia Uro Pélvica Funcional é trabalhar a musculatura da região pélvica, assim como otimizar a consciência corporal das mulheres.
Com o tratamento feito de forma contínua e supervisionada, é possível conseguir uma melhora significativa na qualidade de vida da mulher.
A Fisioterapeuta desta área auxilia no alívio dos sintomas de dor pélvica, vaginismo, dores na relação sexual, endometriose, bexiga hiperativa, prolapsos, entre outros.
Sintomas relacionados aos problemas no assoalho pélvico
A pelve é uma área que engloba a sustentação da bexiga, útero, ânus e órgãos genitais, por isso, é necessário que essa região esteja saudável em todas as fases da vida.
Quando o assoalho pélvico fica enfraquecido, a mulher pode apresentar diversos sintomas, que podem se agravar a depender dos hábitos e estilo de vida. Os principais sintomas são:
Dificuldade em controlar a vontade de urinar ou evacuar;
Aumento na frequência urinária, prejudicando a rotina;
Sensação de “bola” na vagina, quando ocorrem os prolapsos uterinos, de bexiga ou de reto;
Dores na penetração vaginal, durante o ato sexual;
Dor pélvica crônica: dor de causa desconhecida persistente por mais de 3 meses.
Fortalecer essa área com a Fisioterapia Uro Pélvica Funcional tem o intuito de recuperar a saúde e o bem-estar.
Para iniciar o tratamento, primeiramente, a paciente passa por uma avaliação que ajudará o profissional a conhecer exatamente o tipo de problema que afeta a paciente.
Essa avaliação consiste em uma conversa com o profissional que identificará os principais sintomas, fatores desencadeantes, hábitos e atitudes que pioram os sintomas, seguido de um exame físico completo.
Dessa forma, é possível tratar a paciente como um todo e não somente a musculatura do assoalho pélvico.
A fisioterapia Uro Pélvica Funcional trata o sistema musculoesquelético de toda região pélvica, tanto interna como externamente.
Ela consiste no conjunto de diversas medidas:
Alterações de hábitos;
Exercícios supervisionados para fortalecimento da região pélvica;
Eletroestimulação;
Biofeedback;
Exercícios domiciliares.
Alterações de Hábitos
Nesta fase do tratamento uma série de orientações e alterações de hábitos são fundamentais para o tratamento adequado da paciente.